quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Caso Pasadena: bens de Graça Foster podem ser bloqueados pelo TCU - (Deve também alcançar todos os Dirigentes do PT, PMDB e Aliados)

Caso Pasadena: bens de Graça Foster podem ser bloqueados pelo TCU

Falha deixou presidente da estatal fora da relação de responsáveis por refinaria em Pasadena (EUA)
Falha deixou presidente da estatal fora da relação de responsáveis por refinaria em Pasadena (EUA)
O Tribunal de Contas da União (TCU) discutirá nesta quarta-feira (6) se inclui a presidente da Petrobras, Graça Foster, na relação de responsáveis pelo prejuízo pela compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, e se estenderá a ela o bloqueio de bens determinado em relação aos outros diretores da estatal responsabilizados anteriormente. Apesar da substituição de três ministros em relação ao último julgamento, a tendência é de inclusão de Graça na relação.
A Petrobras já recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), em nome de seus diretores e ex-diretores, questionando a medida relativa aos bens. O TCU argumentou que ela é fundamental para garantir o ressarcimento aos cofres públicos do prejuízo, estimado em US$ 792,3 milhões.
‘O Globo’ revelou que, por um erro do próprio TCU, Graça Foster acabou de fora da lista de responsáveis aprovada há duas semanas. Os ministros consideraram que a decisão tomada em 2009 pela diretoria executiva da estatal, de não cumprir a sentença arbitral que obrigava a Petrobras a compra a segunda metade da refinaria, ampliou o prejuízo da compra em US$ 92,3 milhões. Na hora de apontar os integrantes da diretoria, porém, foram incluídos Ildo Sauer e Nestor Cerveró, que já tinham sido substituídos por Graça Foster e Jorge Luiz Zelada, um ano antes da decisão.
A Secretaria de Controle Externo de Estatais do TCU confirmou o equívoco, e encaminhou ao relator, ministro José Jorge, um texto sobre a correção. Além de Graça e Zelada, deverão ser incluídos no rol os ex-presidentes da Petrobras América, Alberto da Fonseca Guimarães e José Orlando de Azevedo.
Deixe seu comentário no Verdade Gospel.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário